Pesquisar:

- de - encontrados

Modelos de Petições
Vários modelos de petições disponibilizados para você

Ação de Nulidade de Registro de Nascimento

EXMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE ……..

 

 

ESPÓLIO DE ….., por sua inventariante (nome, qualificação e endereço), por seu advogado in fine assinado, ut instrumento de procuração em anexo (doc. n.º 01), vem, respeitosamente, com esteio no art. 52 inciso I da Lei de Registros Públicos, Lei 6.015/73, promover a presente AÇÃO DE NULIDADE DE REGISTRO DE NASCIMENTO contra …., menor impúbere, representado por sua mãe (nome, qualificação e endereço), mediante as razões de fato e direito adiante articuladas:

01. O autor, espólio de ….., foi surpreendido com o pedido de inclusão no inventário do réu ……., alegando ser filho do inventariado, e, apresentando certidão de nascimento contendo como “declarante” a progenitora do demandado, …., que informou ao cartório que o pai do menor seria o finado ….. (doc. n.º 02).

02. Data vênia, a nulidade do assento de nascimento do réu é manifesta, pois a Lei de Registros Públicos, Lei nº 6.015/73, em seu art. 52 inciso I, exige que exclusivamente o pai (e não a mãe) é quem está obrigado a fazer a declaração de nascimento.

03. A forma legal pela qual se externa a manifestação da vontade nos negócios jurídicos para que produza seus jurídicos efeitos impõe a presença do pai na declaração para a confecção do assento de nascimento, sem o que a singela informação isolada da mãe, não gera nenhuma conseqüência (RT 666/75).

04. Ex positis, o autor requer:

a) seja julgada PROCEDENTE A AÇÃO para que seja declarada a nulidade do registro de nascimento do réu, retirando do assento o nome do pai….. e dos avós paternos, expedindo-se mandado neste sentido, condenando, ainda, o vencido aos ônus sucumbenciais;

b) a citação do demandado, no endereço registrado no preâmbulo, para, querendo, contestar, sob pena de revelia;

c) a produção de provas testemunhal, documental, pericial, e, especialmente, o depoimento pessoal da representante legal do réu;

d) a intimação do ilustre Representante do Ministério Público (CPC, art. 82 incisos I e II).

Valor da causa: R$……………

Termos em que,

pede deferimento.

 

 

Local, ……… de ……………………… de ……………

 

 

__________________________

Advogado

OAB/….


Ver todos os Modelos de Petições