Jurisite

TST Condena Ortobom a Pagar R$ 300 Mil por Falta de Mulheres na Gerência


TST Condena Ortobom a Pagar R$ 300 Mil por Falta de Mulheres na Gerência

O Tribunal Superior do Trabalho manteve a condenação de uma fabricante de colchões ao pagamento de R$ 300 mil por danos morais coletivos devido à ausência de mulheres em cargos de gerência e subgerência. A decisão confirmou o entendimento de que a empresa não apresentou justificativas objetivas para o fato de todos os 24 cargos de liderança serem ocupados exclusivamente por homens.

A ação foi proposta após investigação sobre possível discriminação de gênero em uma unidade da empresa. A Justiça considerou que, embora não houvesse provas de discriminação direta, a composição totalmente masculina da gestão exigia explicações claras sobre os critérios de promoção, o que não foi demonstrado durante o processo.

Ao analisar o caso, o tribunal concluiu que a falta de diversidade nos cargos de liderança configurou discriminação indireta, incompatível com os princípios de igualdade e não discriminação previstos na legislação. Com isso, foi mantida integralmente a condenação aplicada à empresa.

 

Fonte: Migalhas

#DireitoDoTrabalho #IgualdadeDeGênero #GestãoDePessoas #TST #RelaçõesTrabalhistas

Localização

Santa Cruz do Rio Pardo

Av. Tiradentes, 360
2º Andar, Sala 24 - Centro
Santa Cruz do Rio Pardo / SP

Localização

São Paulo

Rua Pratapolis, 64
Butantã
São Paulo / SP

Olá,

Chame-nos para conversar!