Jurisite

Vendedora será indenizada após gerente sugerir uso de saia curta para aumentar vendas


Vendedora será indenizada após gerente sugerir uso de saia curta para aumentar vendas

 

Uma vendedora de Curitiba/PR será indenizada em R$ 15 mil por danos morais após sofrer assédio sexista e machista por parte de um gerente da fabricante de medicamentos onde trabalhava. O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9) responsabilizou a empregadora pela conduta do gerente, que constrangia a funcionária com insinuações sobre sua vestimenta como forma de impulsionar as vendas. A 5ª turma do TRT reconheceu que houve violação da dignidade da profissional e destacou a importância de desconstruir estereótipos e discriminações de gênero no ambiente de trabalho.

Testemunhas relataram que o gerente tinha uma postura agressiva e adotava um comportamento mais ríspido com as mulheres do que com os homens. Ele sugeria que as vendedoras usassem saias mais curtas e adotassem uma forma específica de se portar para melhorar o desempenho durante visitas a médicos. A trabalhadora também contou que era constantemente criticada pelo modo como falava e se apresentava, o que configurava uma tentativa de impor padrões discriminatórios e sexistas, violando seu direito a um ambiente profissional respeitoso.

O relator do acórdão, um desembargador do TRT-9, destacou que as situações vividas pela vendedora deixaram consequências negativas inquestionáveis, já que ela foi submetida a estereótipos e discriminações de gênero. Para fundamentar seu voto, o magistrado utilizou o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os juízes a identificarem e enfrentarem estereótipos em casos concretos, refletindo sobre os prejuízos causados e incorporando essas considerações em suas decisões.

Fonte: Migalhas

#AssédioNoTrabalho #DireitosDasMulheres #JustiçaDoTrabalho #CombateAoMachismo

Localização

Santa Cruz do Rio Pardo

Av. Tiradentes, 360
2º Andar, Sala 24 - Centro
Santa Cruz do Rio Pardo / SP

Localização

São Paulo

Av. Domingos Odália Filho, 301
Conj 1101 - 1105
Osasco / SP

Olá,

Chame-nos para conversar!