Jurisite

Moraes é finalista no Jabuti Acadêmico com livro sobre democracia


24/07/2025

O ministro do STF Alexandre de Moraes foi indicado como finalista da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico com a obra "Democracia e Redes Sociais: O Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista".

A lista dos concorrentes foi divulgada na terça-feira, 22, pela Câmara Brasileira do Livro - CBL, responsável pela premiação que reconhece produções de excelência nas áreas científicas, técnicas e profissionais.

A obra

O livro aborda os riscos que o populismo digital extremista representa para as democracias modernas, especialmente pela instrumentalização das redes sociais e de serviços de mensageria privada.

Segundo o autor, essas ferramentas vêm sendo usadas por verdadeiras "milícias digitais" para espalhar desinformação, discurso de ódio e conteúdos antidemocráticos, num ambiente marcado pela ausência de regulamentação e pela opacidade algorítmica.

Moraes defende, no texto, a necessidade de um novo enquadramento jurídico capaz de proteger a integridade do processo eleitoral, assegurar o sigilo do voto e garantir que as redes sociais não sejam utilizadas como instrumentos de manipulação da vontade popular.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 5/8, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Fonte: www.migalhs.com.br

Localização

Santa Cruz do Rio Pardo

Av. Tiradentes, 360
2º Andar, Sala 24 - Centro
Santa Cruz do Rio Pardo / SP

Localização

São Paulo

Rua Pratapolis, 64
Butantã
São Paulo / SP

Olá,

Chame-nos para conversar!